Sociedade não fecha mais os olhos para o crime de abuso e exploração sexual à crianças e adolescentes 12/07/2010 - 13:50
Histórias de crianças abusadas pelos pais têm sensibilizado cada vez mais a sociedade.
Segundo matéria divulgada na folha de Londrina em 11/07/2010, a situação, considerada absurda, é mais comum do que se pensa.
Diariamente, no Brasil, crianças e adolescentes sofrem violência sexual dentro da própria casa.
Em entrevista à Folha de Londrina, o psicólogo Eugênio Canesin Dal Molin, responsável pelo atendimento de crianças e adolescentes vitimas de violência no Creas III e no Centro de Estudos e Atendimentos relativos ao Abuso Sexual (Cearas), da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), diz que a sociedade passou a dar mais atenção a tais eventos.
Segundo o Psicólogo, o abuso sexual de crianças não é um fenômeno atual e gera na maioria dos casos uma situação de segredo. Mas a atenção da sociedade, a divulgação do problema e a existência de centros de atendimentos dificultam esta situação.
Denunciar é a única forma de acabar com a violência sexual, principalmente os casos que estão camuflados dentro do próprio ambiente familiar. Denúncias de abuso sexual contra crianças e adolescentes podem ser feitas pelo disque 100.
O Disque 100 é um serviço gratuito e de abrangência nacional por meio do qual o usuário pode fazer denúncias, obter informações sobre os Conselhos Tutelares e outros órgãos que compõem a rede de proteção.