Tempo seco exige cuidados especiais com a saúde 04/01/2012 - 07:55

A alta das temperaturas e a baixa umidade relativa do ar registrada em vários municípios paranaenses aumentam o risco da ocorrência de doenças respiratórias. A Secretaria da Saúde orienta que a população redobre os cuidados com a alimentação e hidratação, principalmente de crianças e idosos.

Com a escassez de chuvas, ocorre um aumento da concentração de substâncias tóxicas no ar, isso contribui para o desenvolvimento ou agravamento de doenças respiratórias como gripe, bronquite, rinite e asma. “Em dias secos, a pessoa tem mais dificuldade para respirar. Há uma sensação de ressecamento do nariz e da garganta, irritação nos olhos, dores de cabeça e tosse seca”, disse o superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria, Sezifredo Paz.

Segundo a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, os atendimentos médicos por conta de problemas respiratórios aumentam em torno de 30% em decorrência do tempo seco.

“A orientação é manter o corpo sempre hidratado, ingerindo cerca de 4 litros de água por dia, além de priorizar uma dieta rica em alimentos leves e evitar ambientes com pouca circulação de ar”, explicou a chefe do departamento de Controle de Agravos Estratégicos, Miriam Woiski. O ideal é utilizar um aparelho umidificador de ar em ambientes fechados, ou espalhar toalhas úmidas nos cômodos.

Outra recomendação é evitar a prática de exercícios físicos durante o período mais quente do dia, entre 10h e 16h, principalmente os aeróbicos, que elevam a temperatura do organismo e aceleram a perda de líquidos.

Em caso de sintomas de problemas respiratórios, a pessoa deve procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência.

Últimas Notícias