Trabalhadores são convidados a participar da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes 02/10/2013 - 15:00

Tiago Cipa Interna
Tiago Leite Noble, colaborador do HI

Criada por uma recomendação da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e implantada no Brasil em 1944, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) tem o objetivo de prevenir acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, buscando conciliar a atividade profissional com a preservação da vida e a promoção da saúde de todos os trabalhadores.

No HI, os trabalhos para a instituição da comissão começam no dia 04 de outubro, com a divulgação do edital de convocação para as eleições. No dia 14 de outubro, começam as inscrições para que os colaboradores concursados e interessados em participar da comissão possam se candidatar. As eleições estão marcadas para os dias 12 e 13 de novembro. Pelo número de colaboradores e pelo risco da instituição, a CIPA vai ser formada por 4 membros efetivos e 4 suplentes. O presidente é indicado pelo hospital, e os demais membros serão escolhidos através de um processo eleitoral. “A CIPA busca reduzir ou até eliminar os riscos existentes preservando a integridade física dos profissionais através de ações conjuntas entre os trabalhadores e a instituição”, explica a coordenadora do Serviço de Segurança e Saúde do Trabalhador Maria Tereza de Lourdes Silva.

A implantação da CIPA no hospital se soma a outras iniciativas como o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) e a formação da Brigada de Emergência. “Estamos adotando estas medidas de promoção e prevenção da saúde do trabalhador porque o hospital tem a preocupação com a saúde e com a segurança dos seus colaboradores”, ressalta Maria Tereza.

Após a eleição, os representantes da CIPA vão participar de um curso de capacitação de 20h, para preparar os membros que vão estar em contato permanente com as equipes de trabalho para identificar possíveis riscos e indicar as soluções, além de atuar na promoção e na prevenção. Outra função dos membros é orientar e cobrar os trabalhadores sobre a utilização dos equipamentos de proteção individual e coletivo (EPI e EPC). “A responsabilidade pela segurança no desenvolvimento das atividades profissionais depende diretamente da colaboração do trabalhador, que deve seguir as práticas de segurança determinadas pelo hospital e utilizando os equipamentos de segurança de forma correta. Segurança se faz com orientação e com o comprometimento de todos”.

Com o trabalho dos membros da CIPA vai ser possível dimensionar os riscos dos setores, e na seqüência, confeccionar o mapa de risco, que vai ser utilizado para conscientizar e informar os trabalhadores sobre os riscos existentes. “Após ouvir os trabalhadores de todos os setores do hospital vamos montar o mapa de riscos que é um instrumento que pode ajudar a diminuir a ocorrência de acidentes do trabalho”, conclui Maria Tereza.
Serviço:

04 de outubro – divulgação do edital de convocação para as eleições
14 a 25 de outubro – período de inscrições para os interessados em participar da CIPA.
12 e 13 de novembro – eleições
14 de novembro – divulgação do resultado

Informações através do ramal 8151, ou pelo email maria-silva@sesa.pr.gov.br





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