Treinamento mobiliza equipe de higienização do Hospital Infantil 11/10/2018 - 13:29

TreinHigienizacao Fev 2018

A limpeza de um hospital vai muito além de uma simples passada de vassoura, exige determinadas técnicas que unidas tem a finalidade de proteger o colaborador e, principalmente, o paciente de contaminações pelos diversos agentes que causam doenças, como bactérias.

Todos os funcionários da higienização que prestam serviço no Hospital Infantil, quando contratados, são treinados e assim que estiverem aptos passam a desempenhar suas funções. Contudo, periodicamente, a prestadora de serviços necessita fazer capacitações e atualizações quanto às normas técnicas e novidades do segmento.

No dia 15 de fevereiro, no auditório do Hospital Infantil, um treinamento realizado pela FACOP – Fundação de Asseio e Conservação do Paraná, ministrado pela Enfermeira instrutora Lazara Maria Eloy Tavares, mobilizou todas as equipes de higienização que atuam em diferentes áreas e horários de serviço.

Na pauta do treinamento estavam: normas regulamentadoras da área de higiene hospitalar, limpeza e desinfecção de superfície, classificação de risco e área hospitalar , medidas protetivas para o paciente e profissionais.

Para a instrutora, Lazara Tavares, o objetivo do treinamento é capacitar os profissionais para desenvolver as atividades de rotina de forma segura e eficiente, possibilitando a segurança e bem estar dos pacientes, e demais pessoas que utilizam as instalações. “Houve participação e interação ativa de todos, resultando em desenvolvimento teórico e prático dos colaboradores. Considero um treinamento produtivo”, ressalta Lázara.

Para a gestora de hotelaria, Simoni Andrade, a finalidade do treinamento é proporcionar mais conhecimento em relação à limpeza do hospital, as técnicas usadas em relação às terminais (que são as limpezas completas para desinfecção, feitas após um internamento ou periodicamente nos locais de trabalho, geralmente a cada 15 dias, para eliminar bactérias ou outros elementos contaminantes) e também a forma dos cuidados das profissionais da higienização para com elas mesmas.

De acordo com Simoni, é muito importante relembrar e atualizar as técnicas padronizadas para a higienização hospitalar. “Fomos muito elogiados pela instrutora. Nosso hospital está de parabéns pela limpeza que encontrou aqui. Isso nos deixa muito felizes, pois sabemos que nossas orientações e treinamentos estão sendo bem aplicados pelas profissionais de higienização”, finaliza.

Treinamento Higienizacao

Últimas Notícias