UTI neonatal e pediátrica contam com o projeto do Dia do Irmão 10/10/2014 - 13:30

Possibilitar a participação do irmão no processo de internação do paciente em cuidados intensivos é o objetivo do projeto Dia do Irmão, que acontece nas Unidades de Terapia Intensiva do Hospital Infantil.

A coordenadora do Serviço de Psicologia do Hospital Infantil, Juliane Gequelin, explica que a visita é importante para o paciente no processo de recuperação e para o irmão, que tem a oportunidade de se aproximar da hospitalização e entender o que se passa com o irmão internado. “A visita é um momento importante para as rotinas familiares, porque estimula a manutenção dos laços entre os irmãos e os pais. Outro benefício é que a presença do irmão na unidade contribui para redução da ansiedade da mãe, que se encontra afastada do núcleo familiar devido ao acompanhamento do filho internado”.

O projeto foi elaborado para estreitar os laços entre os irmãos, mas cada caso é avaliado individualmente pelas equipes de psicologia e serviço social da instituição. Podem participar do Dia do Irmão os irmãos das crianças internadas nas Unidades de Terapia Intensiva Neonatal e Pediátrica, a partir de 5 anos de idade, em boas condições de saúde e acompanhados de um dos pais ou responsável, mediante a um agendamento antecipado no Setor de Serviço Social. No dia estipulado para a visita, as famílias e as crianças participam de uma conversa com os profissionais sobre a importância da higiene das mãos e sobre a rotina dentro da unidade. Após as visitas, as crianças participam de uma nova conversa de avaliação do projeto.

Dia do irmão

Dia do irmao


Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE

Últimas Notícias