Uma única bolsa de sangue pode salvar a vida de quatro pessoas 19/09/2012 - 14:00
A falta de sangue nos bancos de sangue pode significar a perda de uma vida durante uma emergência médica, e só a doação pode salvar vidas, já que não há substituto ao sangue humano. O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) é a unidade da Secretaria de Estado de Saúde, responsável pela coleta, armazenamento, processamento, transfusão e distribuição de sangue para 40 hospitais de Curitiba e Região Metropolitana, está com o estoque em níveis críticos, já que no mês de setembro, o número de doadores caiu em torno de 40%.
Cristina Richter, da assessoria de suporte aos usuários do Hemepar conta que para manter os estoque em dia são necessários entre 120 e 150 doadores/dia. Os tipos sanguíneos O negativo, O positivo e A positivo são os mais urgentes. “Infelizmente as pessoas ainda não tem a consciência da importância da doação de sangue, e ainda acham que é doloroso ou que pode haver contaminação”. Cristina explica que o Hemepar conta com equipamentos modernos que garantem a segurança e o conforto do doador durante o procedimento. “Todo o material utilizado na coleta do sangue é descartável, o que elimina qualquer possibilidade de risco de contaminação, e a única dor existente é a da picada da agulha, o que é suportável”, ressalta.
Cristina explica que uma única bolsa de sangue doada pode salvar a vida de quatro pessoas, já que o sangue doado e fracionado em componentes sanguíneos (hemácias, plasma, plaquetas e crioprecipitado). Pode ainda, salvar até 10 crianças, pois uma bolsa de sangue pode ser dividida de acordo com a necessidade do paciente.
Para doar é preciso estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 67 anos, e mais de 50 quilos. O doador deve estar bem alimentado (evitar alimentos gordurosos), e não consumir bebidas alcoólicas antes do processo. É preciso apresentar também um documento oficial com foto. Menores de 18 anos devem estar acompanhados pelo pai, mãe ou responsável legal para assinar um termo de consentimento.
O Hemepar fica na Travessa João Prosdócimo, 145, no bairro Alto da XV, em Curitiba. O horário de atendimento é de segunda à sexta, das 07h30 às 18h30, e sábado, das 08h às 18h.