Voluntários fazem a alegria dos pacientes 02/12/2013 - 15:30

Atividade Incepa

Profissionais da empresa Incepa, localizada em Campo Largo, e que participaram de um treinamento anual para as lideranças promovido pela empresa, tiveram a oportunidade de proporcionar um dia de alegria para os pacientes do HI. Por meio de desafios criados através de dinâmicas de grupo, os participantes desenvolvem a capacidade de liderança para resolver alguns problemas, utilizando o ciclo do PDCA - Planejar, Desenvolver, Checar e Atuar.

O tema proposto pela equipe organizadora do treinamento, foi a Solidariedade, e os 40 participantes precisavam organizar uma atividade que tivesse como foco a preocupação com o outro. Dentro da proposta da formação, o Hospital Infantil foi uma das instituições escolhidas para receber a ação. Orientados pela equipe do hospital, o desafio do grupo foi organizar atividades para os pacientes. Os profissionais da área industrial da empresa se caracterizaram de super-heróis, palhaços e doutores da alegria, e fizeram a alegria das crianças, com muitas atividades de recreação, contação de história e música. Rozane Chemin Gadens, diretora de Recursos Humanos da Incepa, destaca que o objetivo do treinamento é desenvolver a interação com a comunidade e proporcionar momentos de alegria para os pacientes. “Tentamos sensibilizar os participantes para o trabalho voluntário e mostrar que cada um possui um talento a ser desenvolvido, e que o trabalho em equipe é importante para se atingir os objetivos”, explica.

Atividade Incepa

Irene Duran Otero, consultora responsável pelo treinamento, destaca que a intenção é fazer com que os profissionais desenvolvam um novo olhar pela comunidade local, e busquem formas de interagir com a realidade. “Muitas vezes as pessoas ficam tão envolvidas no seu dia a dia, nos seus problemas, nas suas dificuldades, que não percebem o que está em sua volta. É importante que as pessoas conheçam a realidade e percebam que é possível fazer algo pelo outro”.

Um dos participantes do grupo foi o engenheiro de produção Alyson Luiz Busatto. Ele conta que muitos profissionais nunca tinham tido a oportunidade de fazer um trabalho voluntário. “A interação com as crianças foi uma oportunidade de crescimento para todo o grupo, porque além de divertir as crianças, as pessoas também se divertiram e perceberam como é gratificante fazer uma criança sorrir”, explica.

Em outro treinamento, os colaboradores da área de Recursos Humanos da empresa tiveram a tarefa de produzir 90 brinquedos em madeira, simulando uma fábrica de brinquedos, e reproduzindo na prática um processo produtivo. Parte das peças produzidas foi doada ao HI. “Para todos nós o trabalho foi muito gratificante e aprendemos muito com cada paciente. Agradecemos o hospital por esta parceria tão importante para nossa aprendizagem e parabenizamos pelo trabalho tão interessante que realizam, principalmente pela preocupação com o ser humano”, destaca Rozane Chemin Gadens.