A comunicação entre profissionais, pacientes e acompanhantes é fundamental para o sucesso do atendimento 07/02/2014 - 16:40

Comunicação equipe

A palavra Comunicação vem do latim "communicare", que significa "partilhar, tornar comum". Na área da saúde, a comunicação é uma importante ferramenta de qualidade para a segurança do paciente, e é fundamental para o sucesso do atendimento, pois envolve pacientes, familiares e profissionais.

O Diretor Geral do Hospital Infantil Dr. Luiz Renato de Azevedo destaca que falhas no processo de comunicação podem causar danos para os pacientes. “Quando a comunicação entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e equipe multidisciplinar é efetiva, os erros diminuem. Quando os profissionais conversam e trabalham integrados, discutindo os casos, é possível evitar interpretações erradas e garantir um atendimento seguro”, explica.

Em uma instituição de saúde, há várias formas de tornar a comunicação entre os profissionais eficiente. O registro das informações no prontuário do paciente é uma forma de comunicação eficaz, se for realizada de forma adequada. Os formulários devem ser preenchidos corretamente, com todas as informações sobre o paciente e com a letra legível. A enfermeira Rosaine Aparecida Kritski de Oliveira, do Serviço de Auditoria, destaca que o registro correto traz segurança para o paciente e para o trabalhador. “Com as informações completas, qualquer profissional que precise continuar o atendimento vai saber o que deve ser feito, além de manter um histórico de todo tratamento. As informações são fundamentais para evitar danos ao paciente”, ressalta.

O Termo de Consentimento Informado é outra forma de comunicação entre o médico e o responsável legal pela criança. É através dele que o médico esclarece todas as informações sobre o tratamento ou procedimento que o paciente será submetido, possibilitando que o responsável tire todas as dúvidas com o profissional, e possa decidir pela realização ou não do procedimento. “O Termo de Consentimento é uma importante ferramenta de comunicação, porque, no momento da assinatura, o médico além de explicar de forma clara o plano terapêutico, fortalece o vínculo com o paciente e com seu familiar. Uma via deste termo fica com o responsável pela criança e a outra é anexada ao prontuário do paciente”, explica o Direto Clínico Flávio Salles.

Durante a passagem de plantão, os profissionais devem repassar aos colegas que estão assumindo o trabalho, todas as informações sobre os pacientes. O Diretor de Enfermagem do Hospital Infantil, Eduardo Neri da Rocha, destaca que todos os detalhes são importantes para garantir a continuidade da assistência. “Este é o momento para esclarecer todas as dúvidas do outro profissional e comunicar quais foram os procedimentos realizados, quais os medicamentos estão sendo utilizados, e quem é o acompanhante que está com a criança. Estas informações também precisam estar na ficha de passagem de plantão e no prontuário”, destaca.

O paciente e seu acompanhante podem e devem participar das decisões relacionadas aos cuidados à saúde. As informações relacionadas ao tratamento devem ser repassadas de forma simples para que o responsável pelo paciente entenda o que está acontecendo. Dr. Luiz Renato destaca que a proximidade entre as equipes e família, o fortalecimento do vínculo e a confiança estimulam a participação nas decisões. “Quando há uma relação próxima entre todos os envolvidos na assistência, o paciente e o familiar têm liberdade para perguntar e opinar sobre o tratamento. Este envolvimento é fundamental na construção de um sistema de saúde mais seguro e de qualidade”, conclui.

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