Caso de sarampo em Campinas (SP) alerta sobre a importância da vacinação contra a doença em crianças e adultos 16/03/2011 - 08:20

Um caso de sarampo de um morador de Campinas, de 41 anos, que viajou para Orlando em janeiro, fez a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo chamar atenção para a importância de manter o calendário de vacinação do seu filho em dia. E o seu, caso não tenha tomado a vacina contra a doença.

O alerta é para que as pessoas que vão viajar ao exterior ou a outros estados brasileiros tomem a vacina contra o sarampo, caso não tenham sido imunizadas. Não há motivo para alarde. A ação é apenas preventiva, para evitar que a doença volte a circular no país. A medida vale também tanto para motoristas de táxi, funcionários de hotéis e restaurantes e todos que tenham contato com turistas no Estado, como para os profissionais da saúde e educação. Os principais sintomas da doença são febre e manchas avermelhadas pelo corpo, com ou sem tosse, coriza e conjuntivite.

Vale observar o calendário de vacinação do seu filho. A primeira dose deve ser dada aos 12 meses e a segunda, entre 4 e 6 anos de idade. Para as pessoas entre 7 e 19 anos de idade, é recomendado que recebam 2 doses (com intervalo de 30 dias) e entre 20 e 50 anos, pelo menos uma dose.

A Secretaria reforça, ainda, que casos de sarampo existem em diversos países. No Canadá, Estados Unidos e Argentina houve surtos neste ano. No Brasil, em 2010, foram identificados 68 casos da doença entre o Pará, Rio Grande do Sul e Paraíba.

Últimas Notícias