Processos de trabalho organizados trazem melhorias para a instituição, mas principalmente para o paciente 03/05/2016 - 14:40

Para que um paciente receba o atendimento adequado quando chega ao hospital é necessário que diversas pessoas, das mais variadas áreas, tenham desempenhado suas funções. Vamos imaginar o caso de uma criança, que precisa ser tratada em um leito de UTI Neonatal. Para que este atendimento seja efetivo, são necessários profissionais treinados de enfermagem, médicos, equipe multidisciplinar para prestar o cuidado ao paciente. Mas, o trabalho destes colaboradores só será bem sucedido, se a unidade estiver preparada para atender a criança. Isso inclui os equipamentos médicos hospitalares, a higienização correta do ambiente e a disponibilidade de medicamentos. Se o paciente não estiver identificado corretamente, todos os cuidados citados podem não ser suficientes para salvar a vida. O exemplo acima mostra que diversas áreas assistenciais e administrativas estão interligadas no atendimento, e demonstra a importância de cada ciclo, para que o paciente seja tratado adequadamente.

PROCESSOS

Para que a organização das etapas do trabalho seja eficiente é preciso implantar processos que melhorem as rotinas. No hospital, a gestão com base em processos começa a ser implantada com o objetivo de melhorar as ações e o atendimento do paciente. “A Gestão de Processos é mais uma ferramenta para garantir a segurança no atendimento. Nosso hospital tem como princípio, trabalhar com qualidade e é preciso que os colaboradores estejam engajados e participando da construção destes processos como uma oportunidade de crescimento profissional, mas, principalmente, para beneficiar os pacientes”, explica o diretor geral Dr. Flávio Alcântara Schenfelder Salles.

O primeiro passo para a implantação do trabalho baseado em processos é a realização do mapeamento completo de cada etapa das atividades, de cada setor e, para isso, é necessário a participação de todos os colaboradores. “É preciso conhecer a rotina detalhada de cada área da instituição e perceber a integração dos setores para desenvolver determinadas atividades. O objetivo é visualizar as rotinas e identificar de que forma podemos melhorar o trabalho”, destaca a coordenadora do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente Dra. Adriana Blanco.

Após o mapeamento dos processos será realizada uma analise das rotinas para identificar, em conjunto com a equipe, o que precisa ser alterado. Por isso, é fundamental a conscientização e o comprometimento de todos os colaboradores. José Luiz Alvarenga, do Centro Brasileiro de Gestão, destaca que é fundamental que o profissional se enxergue como parte do sistema. “A organização dos processos promove mudanças profundas dentro das instituições e é uma oportunidade de evolução. O grande desafio de todos os envolvidos é quebrar o conservadorismo e entender que todas as atividades são importantes e interligadas, e que cada profissional deve contribuir com sugestões de melhorias”, ressalta Alvarenga.

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